quarta-feira, 7 de maio de 2008

Sindrome Metabólica

Muito se tem falado na mídia (televisão, internet e jornais , para citar as mais acessíveis), sobre a Síndrome Metabólica (SM). Neste texto procuro definir esta desordem e mostrar seu efeitos para a população em geral.

Em termos gerais, na Síndrome Metabólica temos a associação de múltiplos fatores, que somados vão elevar o risco para doenças cardiovasculares (infartos, derrames cerebrais), doenças vasculares (tromboses) e diabetes. Os fatores são: a hipertensão arterial, o aumento dos níveis de açúcar e gorduras no sangue e o acúmulo de gordura no abdome (obesidade central).

É considerado um problema da vida moderna, associada ao padrão alimentar que adotamos a partir da segunda metade do século vinte. Nossa alimentação incorporou um padrão ocidental, que baseia-se em alimentos industrializados, processados, com grande proporção de carboidratos e gorduras. Soma-se a isto grande quantidade de produtos químicos - conservantes, acidulantes, corantes, que despertam nossos sentidos e até nossas carências.

Outro fator que veio se somar é o sedentarismo. No passado as pessoas, caminhavam mais para ir ao trabalho. Hoje em dia temos os meios de transporte, que associados com as facilidades modernas como controles remotos, televisão (a cabo, com vários canais), jogos intermináveis de videogames, computadores (também com jogos, internet). As crianças e adolescentes são os grupos mais expostos a estas condições. O pior, por estarem em desenvolvimento físico e mental, se não educados, tendem a incorporar mais facilmente estes hábitos. Hoje temos uma verdadeira epidemia de obesidade em crianças e adolescentes.

O diagnóstico da SM baseia-se em se procurar os fatores de risco envolvidos, como a intolerância à glicose, a hipertensão arterial, níveis elevados do mal colesterol (LDL), níveis baixos do colesterol bom (HDL), triglicérides elevados, obesidade, principalmente a central (barriga em forma de maçã), ácido úrico elevado, perda de proteínas na urina, alterações da coagulação do sangue e inflamação nos vasos sanguíneas que facilitam o aparecimento de doenças cardiovasculares.

A associação de três destes fatores de risco dão o diagnóstico.

É importante lembrar que estes fatores de risco se instalam silenciosamente, sem sintomas. Algumas vezes nos deparamos com pacientes sem nenhuma sintomatologia, porém já com hipertensão grave, doenças cardiovasculares avançadas, diabetes descontrolado, insuficiência renal.

O tratamento baseia-se no controle destes fatores de risco. Como a obesidade é o fator que desencadeia o aparecimento da maioria dos problemas, nosso foco principal deve ser o controle do peso com dieta adequada e atividade física regular.

Em textos futuros procurarei descrever a relação da Síndrome Metabólica com o funcionamento do sistema reprodutor feminino e os efeitos que podem causar no seu funcionamento.


Recomendações:
- Ande mais. Faça pequenas compras a pé.
- Faça atividade física regularmente.
- Escolha alimentos dentro de um critério, em horários pré-determinados.
- Diminuía a proporção de carboidratos e gorduras saturadas (carne vermelha) e aumente a proporção de gorduras não saturadas e carne branca (peixe, frango sem pele).
- Evite cigarro e bebidas alcoólicas. Estes associados aos fatores de risco podem agravar os efeitos da SM.
- Faça controle médico e laboratorial periódico, mesmo que sem sintomas e com o peso adequado para sua idade e estatura.


Dr. Ronaldo de Carvalho
Clínica Dr. Ronaldo de Carvalho -
Arcos - MG - Efficenter.
Email: roncarva@uol.com.br

Um comentário:

Oscar Silbiger disse...

Prezado Dr. Ronaldo,

Imagine um livro de sua autoria abordando assunto de sua especialidade
sem se preocupar com elaboração do conteúdo.
Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma,
sendo também ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes,
entre outros benefícios.
Sou escritor por encomenda e editor com 38 anos de experiência e
posso desenvolver o trabalho no local ou a distância
com agilidade e custo bem razoável, inclusive texto para blog.
Para ver exemplos de livros que escrevi, inclusive na área médica,
solicite pelo Zap 19 99217-7849
Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
Obrigado e até breve!
Oscar Silbiger