segunda-feira, 26 de maio de 2008

Planejamento Familiar – Aspectos Gerais

O planejamento familiar é um conjunto de medidas a serem adotadas por um casal, que visam obter o controle pleno de suas vidas. Uma família deve ser constituída dentro em um planejamento, ou seja, um homem e uma mulher se unem para formar um lar, montam uma casa e tem filhos dentro e entre períodos de tempo desejados, sem sobressaltos, ou seja, é realizado um planejamento familiar.

Vivemos um mundo altamente competitivo, não basta mais só criar filhos. Eles têm que ser educados e preparados para o mercado de trabalho. Precisam estudar em boas escolas e para isto uma família estruturada é importante, até porque os pais precisam participar do processo educacional de seus filhos. Necessitam de uma boa alimentação, que forneçam nutrientes adequados, nas quantidades necessárias, e com variedade – proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais e lípides bem distribuídos nas refeições. Sem falar nas necessidades de se vestir adequadamente – sem mais nem menos. O lar deve ser confortável e digno.

Quando uma família se inicia sem planejamento, ou seja, uma gravidez ocorre em uma fase de vida a qual o casal não está preparado, aumentam-se os riscos para a saúde da mulher, pois seu corpo pode não estar ainda preparado para a gravidez. Isto ocorre em adolescentes, mulheres com doenças que não estão controladas, como a hipertensão arterial, o diabetes, doenças cardíacas, doenças renais. Para o homem uma gravidez não desejada pode ocorrer em uma fase em que ele ainda não se formou na escola, não definiu sua carreira, enfim, ainda depende de seus pais.

O planejamento familiar deve ser feito pelo casal. Ainda hoje, na maioria das vezes é a mulher a responsável por usar os métodos contraceptivos. Não apenas a mulher pode fazer uso de métodos. O homem também deve fazer parte do processo de escolha adequado e até ser o usuário do método, sabendo que seu uso não implica em perda da virilidade.

O médico ginecologista é o profissional de escolha para o casal tomar conhecimento dos métodos contraceptivos, suas vantagens e efeitos colaterais e escolher o método de acordo com a necessidade do momento.

CRC - Clínica Dr. Ronaldo de Carvalho

Nenhum comentário: