sexta-feira, 9 de maio de 2008

Candidíase de repetição:

Um grupo de pacientes enfrenta um importante problema, que as aflige no dia-a-dia: a Candidíase de Repetição.

A cândida é um fungo, habitual morador de nosso trato intestinal. É também conhecido popularmente como sapinho e monília.

Alguns alimentos e hábitos podem contribuir para a perpetuação do processo. Abaixo, uma lista de alimentos que devem ser evitados e medidas para atenuar o problema:

Mastigue bem os alimentos:

Comer depressa faz com que os alimentos fiquem mal digeridos; proteínas mal digeridas são fonte de alimento para a Cândida.

Açúcares - Doces, massas, arroz branco, quitandas:

São fontes de alimento para a Cândida, causando também modificação do ambiente intestinal, tornando-o favorável ao microorganismo. Existem teorias que este fungo libera toxinas que interferem em alguns neurotransmissores, que aguçam o apetite por doces.

Frutas: devem ser ingeridas com moderação:

Devem ser ingeridas de 3 a 4 porções. Algumas frutas como o melão e a melancia podem conter fungos. Devem ser evitadas também frutas secas.

Pílula anticoncepcional:

Os hormônios sintéticos, contidos nas pílulas anticoncepcionais são um importante substrato (alimento) para estes micro-organismos.

Lei seca nas refeições

Evite tomar líquidos durante uma refeição. O líquido pode atrapalhar a digestão e desequilibrar a flora intestinal. Procure beber líquidos fora das refeições, em torno de 2,5 litros – água é vida!

Dê preferência aos sucos e adoçantes naturais

Sucos industrializados e refrigerantes possuem grande quantidade de açúcar, fonte de alimento para a Cândida.

Viva bem:
O Stress e a depressão levam à diminuição do funcionamento do sistema imunológico. Como todo fungo, a cândida é um microorganismo oportunista, que nestes casos se desenvolve rapidamente.


Dr. Ronaldo de Carvalho
Clínica Dr. Ronaldo de CarvalhoEfficenter

Nenhum comentário: