quinta-feira, 8 de maio de 2008

O papel da mulher em nossa sociedade

A mulher atualmente está cada vez mais assumindo novos desafios e compromissos na sociedade. Atualmente ela preside paises (Alemanha, Chile, não esquecendo de Margareth Thatcher, que governou a Gran Bretanha por 12 anos), concorre à presidência da maior potência mundial (EUA), assume reitorias de universidades e presidências de grandes empresas.

Porém no passado não era assim.Quando olhamos o período clássico, Platão, um dois maiores pensadores da Grécia antiga, considerava as mulheres seres de alma inferior. Este pensamento perdurou por séculos.

Até o século 16, seu papel era apenas o cuidar da casa e neste papel ela nascia, crescia e envelhecia.

A partir do século dezoito conquistou o direito à educação, inicialmente nos estágios básicos e com o tempo passou a atingir níveis acadêmicos mais elevados.

Seu papel foi ganhando importância, passando a trabalhar em fábricas, porém com direitos ínfimos e aviltantes. O dia internacional da mulher foi instituído em homenagem a trabalhadoras de uma fábrica nos EUA que defendiam direitos trabalhistas básicos, como a redução da jornada de trabalho (de 14 para 12 horas!) e a instituição da licença maternidade. Após confronto com a policia, foram trancadas dentro da fábrica em que trabalhavam e queimadas vivas em um incêndio de origem suspeita.

No Brasil, o direito ao voto, algo corriqueiro atualmente, só foi conquistado no meio do século passado. Na medicina, a primeira médica formada, Dra. Rita Lobato, exerceu sua profissão sob os olhares desconfiados até de mulheres.

Em 1945 elas obtiveram igualdade de direitos em relação aos homens e em 1951 a Organização Internacional do Trabalho passou a exigir os mesmos direitos trabalhistas, sem diferenças de gênero.

Os avanços continuam. Hoje temos as mulheres como maioria nas universidades, aumentando sua participação, cada vez mais, na pós graduação, mestrados, doutorados e pós doutorados.
Porém nas empresas, quanto maior é o nível hierárquico, menor a presença de mulheres. Segundo o jornal O Globo, o Brasil tem um dos piores índices de representação de mulheres no poder público, com uma média que chega a ser inferior a dos países árabes, região considerada como uma das mais problemáticas em termos de direitos das mulheres.

Apesar de já maior o número de mulheres que de homens, ocupamos a 146ª posição em um ranking sobre a participação das mulheres nos Parlamentos em 192 países do mundo, divulgado pela organização internacional União Interparlamentar, com sede em Genebra, na Suíça. No Senado, temos 10 mulheres entre os 81 senadores (12,3% do total). No governo temos apenas três mulheres entre os 35 ministros de estado.

Tenho certeza que um mundo com maior participação das mulheres será um mundo mais tolerante, menos violento e conseqüentemente mais seguro. Avante mulheres!

Dr. Ronaldo de CarvalhoGinecologista e Obstetra.

Nenhum comentário: