quinta-feira, 8 de maio de 2008

O pré-natal

A chegada de um filho geralmente é cercada de grandes expectativas pelo casal grávido e por sua família e amigos. Será que tudo está bem? O neném é normal? Serei capaz de cuidar dele?

Estas e muitas outras perguntas carregadas de dúvidas são feitas ao obstetra, profissional capacitado para orientar o casal, dissipando medos e mostrando caminhos.

Uma gestação dura normalmente 40 semanas. Um feto é considerado a termo quando está entre 37 e 42 semanas. Pré-termo quando abaixo de 37 semanas e pós-termo quando ultrapassa 42 semanas. O obstetra, respeitando estes marcos temporais será capaz de conduzir o pré-natal com segurança, orientando o casal grávido de acordo com as necessidades de cada momento da gestação.

Atualmente, está bem estabelecido que a mulher que deseja engravidar deve fazer uma avaliação prévia, visando a preparação do corpo para a gravidez.

Quando grávida, deve-se iniciar o seguimento pré-natal. A primeira consulta é de grande importância, pois é neste momento que se avalia o estado de saúde da futura mãe. A história clínica da paciente deve ser avaliada quanto ao seu estado de saúde atual, doenças anteriores e sobre seu passado obstétrico. O exame físico deve avaliar os sistemas orgânicos principais, para se ter uma avaliação global da saúde (por exemplo, os aparelhos respiratório, cardiovascular, urinário e reprodutor).

A idade gestacional deve ser estabelecida já na primeira consulta com segurança, para que se evite dúvidas desnecessárias ao final da gestação. Com base na avaliação feita neste primeiro momento, exames laboratoriais são pedidos pelo obstetra. Avalia-se sangue, urina e fezes da gestante, obtendo-se importantes informações que se usadas corretamente, tornaram o período gestacional seguro e saudável. O ultra-som quando indicado fornece importantes informações sobre o embrião, ambiente intra-uterino e sobre os órgãos reprodutores.

As consultas subseqüentes serão realizadas em intervalos indicados pelo médico assistente. Gestações de baixo risco podem ser avaliadas de forma mensal enquanto que os casos de alto risco devem ser avaliados amiúde. Nestas consultas, dúvidas sobre o desenvolvimento do feto, vestuário, cuidados com a mama, atividade física, atividade sexual, nutrição, medicamentos, alterações do corpo da mãe e mais ao final da gestação, informações sobre o momento da internação serão dadas.

O pré-natal é, portanto um momento importante, no qual a saúde deve ser promovida, para que seres humanos saudáveis se desenvolvam e cheguem ao mundo de forma plena e feliz.


Dr. Ronaldo Leitão de Carvalho
Mestre em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais

Nenhum comentário: