quinta-feira, 15 de maio de 2008

Entrevista concedida ao Correio do Centro Oeste

Moderno equipamento de Ultra-som chega a Arcos

A Clínica Dr. Ronaldo de Carvalho trouxe para Arcos um novo equipamento de ultra-som, que obtém imagens com alta qualidade, permitindo a visibilização das estruturas fetais com grande definição. Em entrevista ao Correio do Centro Oeste, o Dr. Ronaldo de Carvalho explica como funciona esta nova tecnologia:

Dr. Ronaldo, como está o atual do uso do ultra-som na medicina?

A ultra-sonografia permite o estudo do corpo humano, sem a sua invasão. Permite o diagnóstico de várias doenças, utilizando a energia sônica, ou seja, a energia do som. É atualmente importante ferramenta para o acompanhamento da gestação, sendo que várias modalidades de ultra-som podem ser empregadas, dependendo das condições e necessidades de cada casos. Os avanços tecnológicos são cada vez mais velozes, portanto temos que buscar um constante aperfeiçoamento.

O que seria a Ultra-sonografia 2D?

O método de ultra-sonografia em 2D (duas dimensões), é o método de exame convencional que, apesar de ser um método fundamental e técnico para os médicos, nem sempre permite que a mamãe, o papai e a família consigam visibilizar nitidamente seu bebê durante exame. Através de seu emprego, o médico pode fazer o acompanhamento da morfologia (estudo da forma) do feto, fazer medidas para avaliar seu peso e confirmar sua idade gestacional.Em que a Ultra-sonografia 3D vem inovar?O método de ultra-sonografia 3D (três dimensões) é uma inovação do método 2D, pois transforma as imagens 2D em imagens tridimensionais, permitindo que a mamãe consiga visibilizar uma imagem mais realista do seu bebê. Essas imagens podem obter uma qualidade quase fotográfica, dependendo da posição do nenê em relação às estruturas intrauterinas (cordão, placenta, líquido aminiótico).Para o médico, esta tecnologia permite confirmar com mais precisão o estado de saúde do feto, tornado assim um importante método complementar no procedimento.

E o ultra-som 4D?

O método 4D (quatro dimensões), nada mais é, que a imagem 3D em movimento, utilizando uma tecnologia mais atual e com maior definição e sensibilidade na sua captação. Você pode observar toda a movimentação fetal, desde que as condições para a obtenção da imagem 3D sejam favoráveis.

O Doppler, para que serve?

O Doppler Colorido e o Power Doppler permite a localização de vasos sanguíneos e o Doppler espectral permite o estudo da movimentação do sangue nos vasos sanguíneos, podendo se avaliar como é a velocidade do sangue em um dado tecido do corpo. Na obstetrícia o emprego desta tecnologia avalia a circulação do sangue no útero, placenta, cordão umbilical e feto. São utilizadas pelos obstetras em algumas doenças da gravidez, associadas com a disfunção placentária (pré-eclâmpsia, por exemplo). Quando não há alterações podem permitir o seguimento da gravidez. Se há alguma alteração da circulação, podem indicar o melhor momento para o parto.

Na CRC (Clínica Dr. Ronaldo de Carvalho) realizamos os exames descritos e várias outras modalidades de ultra-som. Para maiores informações sobre a realização dos exame, os preparos adequados e agendamento, consulte nossa central de atendimento pelo tel.: (37) 33512292.

Nenhum comentário: