Um grupo de pacientes enfrenta um importante problema, que as aflige no dia-a-dia: a Candidíase de Repetição.
A cândida é um fungo, habitual morador de nosso trato intestinal. É também conhecido popularmente como sapinho e monília.
Alguns alimentos e hábitos podem contribuir para a perpetuação do processo. Abaixo, uma lista de alimentos que devem ser evitados e medidas para atenuar o problema:
Mastigue bem os alimentos:
Comer depressa faz com que os alimentos fiquem mal digeridos; proteínas mal digeridas são fonte de alimento para a Cândida.
Açúcares - Doces, massas, arroz branco, quitandas:
São fontes de alimento para a Cândida, causando também modificação do ambiente intestinal, tornando-o favorável ao microorganismo. Existem teorias que este fungo libera toxinas que interferem em alguns neurotransmissores, que aguçam o apetite por doces.
Frutas: devem ser ingeridas com moderação:
Devem ser ingeridas de 3 a 4 porções. Algumas frutas como o melão e a melancia podem conter fungos. Devem ser evitadas também frutas secas.
Pílula anticoncepcional:
Os hormônios sintéticos, contidos nas pílulas anticoncepcionais são um importante substrato (alimento) para estes micro-organismos.
Lei seca nas refeições
Evite tomar líquidos durante uma refeição. O líquido pode atrapalhar a digestão e desequilibrar a flora intestinal. Procure beber líquidos fora das refeições, em torno de 2,5 litros – água é vida!
Dê preferência aos sucos e adoçantes naturais
Sucos industrializados e refrigerantes possuem grande quantidade de açúcar, fonte de alimento para a Cândida.
Viva bem:
O Stress e a depressão levam à diminuição do funcionamento do sistema imunológico. Como todo fungo, a cândida é um microorganismo oportunista, que nestes casos se desenvolve rapidamente.
Dr. Ronaldo de Carvalho
Clínica Dr. Ronaldo de CarvalhoEfficenter
Nenhum comentário:
Postar um comentário